Camisa do Vasco da Gama

O Gigante da Colina

O nome do heróico português, as cores preto e branco e a cruz de malta, vermelha, que representa as bandeiras dos navios portugueses que desbravaram o oceano e descobriram a América. Estes são os símbolos do Vasco da Gama, um dos maiores clubes do Rio de Janeiro e que possui diversas conquistas.

Ainda antes do futebol, o Club de Regatas Vasco da Gama, fundado em 1898, teve uniformes utilizados na sua principal modalidade na época: o remo.Foi nesse esporte que o clube teve a primeira camisa criada com o preto tomando toda a roupa e uma faixa diagonal branca com a cruz vermelha no centro.

O modelo parece-se muito com o manto que se tornou tradicional no time, mas com uma diferença: a faixa partia do ombro direito para a esquerda, o inverso dos uniformes atuais. No futebol, a primeira camiseta do Vasco era toda negra, com a cruz no peito esquerdo e as golas e mangas brancas.

No caso do símbolo vascaíno, o primeiro brasão do clube já contava com a embarcação portuguesa. Criado em 1903, ele tinha o formato circular com as inscrições C.R. Vasco da Gama. Mas, já na década de 1920, o escudo atual passou a ser utilizado. O fundo negro representa os mares desconhecidos enfrentados pelo desbravador que dá nome ao time. A faixa branca simboliza a rota descoberta pela caravela.

Camisas Oficiais do Vasco da Gama (Originais)

A camisa do Vasco da Gama passa a ter a faixa em 1930. Porém, desta vez, a listra diagonal vai da esquerda para a direita, como o uniforme atual. Em 1938, o clube carioca cria um padrão em seu uniforme, utilizado até os dias de hoje: duas camisas, a principal passa a ser branca com a faixa preta, enquanto a camiseta escura passa a ser a segunda opção do time da cruz de malta.

Este modelo teve poucas mudanças desde então, a não ser alterações pontuais como a disposição dos números nas costas. Em algumas oportunidades não houve faixa diagonal na parte de trás, em outras, o número era enfatizado por um circulo que interrompia a listra, e, em algumas oportunidades, a numeração vermelha ficava por cima da faixa.

No ano de 2010, o “Gigante da Colina”, como também é conhecido, teve a experimentação de terceiros uniformes. Por meio de uma votação na internet, foi criada uma camiseta branca, com uma grande cruz vermelha cobrindo praticamente todo uniforme. Ela teve a aceitação dos torcedores e foi denominada como “templária”. Em 2012, o clube cruzmaltino criou uma nova terceira camisa, parecida com a templária. Porém, o destaque desta vez é a cor azul e uma cruz branca, para representar a conquista dos mares por Vasco da Gama.

Sobre o Vasco da Gama

Escudo do Vasco da Gama
Mascote do Vasco da Gama

Compartilhe essa Página nas Redes Sociais!

Confira os últimos artigos do Vasco da Gama:


Camisa do Vasco Campeão na Copa do Brasil

Camisa do Vasco da Copa do Brasil

O Club de Regatas Vasco da Gama foi campeão da Copa do Brasil de 2011. A campanha do Vasco foi digna de um time campeão, logo no primeiro jogo já venceu o Comercial-MS por 6×1 e eliminou o jogo de volta, em seguida o Vasco eliminou o ABC no jogo de volta por 2×1 em

História do Clube de Regatas Vasco da Gama

O Vasco da Gama é o clube com a segunda maior torcida do Rio de Janeiro. Fundado no dia 21 de agosto de 1898, o time está no seleto clube de equipes centenárias do futebol brasileiro. O Vasco tem uma forte influência da colônia portuguesa. Tanto que um dos principais apelidos do time é “Bacalhau”.