Camisa do Santos

O Alvinegro da Vila Belmiro.

Na Vila Belmiro, o estádio Urbano Caldeira é o palco das partidas dos Santos Futebol Clube, e o local onde a camisa alvinegra teve anos de glória de um dos melhores times de todos os tempos com a era Pelé.

Mas o manto santista começou com outras cores, em meados de 1912, ano de sua fundação. Inicialmente, as tonalidades azul e branco foram escolhidas para representar o time da baixada santista. Elas eram dispostas em listras verticais com frisos dourados, e formavam uma aparência semelhante ao Clube Concórdia, também situado na cidade de Santos, e onde os dirigentes se reuniram para criar um novo clube de futebol.

Porém, este modelo durou pouco tempo. Por conta da dificuldade na produção de camisetas e calções com essas cores, dirigentes santistas começaram a pensar em outras possibilidades. A ideia veio do sócio Paulo Pelúcio, que sugeriu que o time adotasse as tonalidades branco e preto em sua camisa. Enfatizou que elas representavam a paz (branco) e a nobreza (preto) para defender seu ponto de vista. A proposta foi aceita e já em 1913 o "peixe", como também é conhecido, já estava de roupa nova.

Camisas Oficiais do Santos (Originais)

O uniforme do Santos passou a ser composto por uma camisa listrada em preto e branco e os calções totalmente brancos. Desde então, o manto do alvinegro praiano teve poucas alterações e as tonalidades sempre foram as mesmas com o escudo no peito esquerdo.

O primeiro uniforme passou a ser totalmente branco com as camisetas estampando o símbolo do clube. A segunda camisa é a mesma inicial, listrada verticalmente com preto e branco e os calções também pretos. Camisas essas, utilizadas inclusive pelo Santos de Pelé, vencedor de vários títulos paulistas e taças Brasil, além de duas Libertadores da América e dois Mundiais de Clubes. O respeito por esse manto cresceu no país e o clube praiano foi conhecido em todo o mundo.

Algumas inovações aconteceram em 2008, quando o time da Vila Belmiro criou um terceiro uniforme, azul escuro com detalhes dourados. No entanto, ele foi utilizado apenas em algumas ocasiões. Inclusive, no ano de 2012, o Santos deve apresentar, na comemoração de seu centenário, uma nova camiseta com a preponderância do azul turquesa.

Sobre o Santos

Escudo do Santos
Mascote do Santos

Compartilhe essa Página nas Redes Sociais!

Confira os últimos artigos do Santos:


Camisa do Santos Tri Campeão da Libertadores

Camisas do Santos na Libertadores

O Santos Futebol Clube foi tri campeão da Libertadores da América de 2011 após vencer o jogo de volta no Pacaembu a equipe do Penarol por 2×1. E nesse artigo você confere imagens das camisas oficiais utilizadas pelo Santos durante a Libertadores e ainda a camisa comemorativa que foi lançada assim que o juiz apitou

Modelo de Camisas do Santos

Camisa oficial do Santos Futebol Clube.

O Santos Futebol Clube é o time brasileiro mais reconhecido no exterior, principalmente por causa do maior jogador de futebol do mundo, o Pelé. A história do Santos é uma das mais invejadas de todas pois o time da Vila Belmiro já conquistou praticamente todos os campeonatos, sendo o único time brasileiro a conquistar um

História do Santos Futebol Clube

A equipe do Santos Futebol Clube é a única equipe entre os quatro grandes do Estado que não tem sede na cidade de São Paulo. O Santos Futebol Clube deve muito a um jogador: Pelé. O nome do maior jogador de futebol da história está completamente ligado ao nome da equipe. Primeiro por que Pelé