Camisa do Flamengo

O manto rubro negro

A camisa rubro negra vestida por inúmeros craques do Flamengo não foi o primeiro uniforme do clube. Com mais de 100 anos de glórias, o mengo teve algumas composições diferentes em suas camisas e que se tornaram símbolo de uma das maiores torcidas do Brasil.

Fundado em 1895, o Clube de Regatas Flamengo tinha suas principais atividades no remo. O primeiro uniforme utilizado pelos atletas dessa modalidade continha as cores azul e ouro. No entanto, foi uma composição que durou pouco tempo. Por conta da dificuldade em conseguir tecidos com essas tonalidades, a agremiação passou a ter o uniforme rubro negro.

No futebol, esporte que faria surgir uma nação de fanáticos torcedores, mas ainda sem tanta dimensão, o time nascia com outras cores, por conta da resistência dos participantes do remo. Sendo assim, a primeira camiseta do Flamengo nos gramados foi apelidada de “papagaio de vintém”, composta por grandes quadrados, sendo que dois eram vermelhos e dois eram pretos. O modelo era semelhante à pipas com que as crianças brincavam na época. Em 1995, o time relançou a camisa em comemoração ao aniversário de 100 anos de história.

Em 1913, um novo uniforme foi desenhado. Desta vez mais rubro negro, com listras em preto e vermelho separadas por pequenos frisos brancos. Esta foi denominada como a camisa “cobra coral” e foi usada até 1916. Devido ao acontecimento da 1ª Guerra Mundial, o clube mudou novamente de roupa, pois o formato do utilizado neste período era semelhante as cores da Alemanha (país presente no conflito e que representava o lado oposto aos interesses brasileiros).

Camisas Oficiais do Flamengo (Originais)

Eis que surge o uniforme mais tradicional do Flamengo. As cores preto e vermelho, desta vez, foram dispostas em listras horizontais. No peito esquerdo, as letras CRF – sigla que denomina o nome completo do time. E foi essa a camisa utilizada até 1984 com poucas alterações.

Dentre as mudanças, houve o acréscimo de três estrelas que simbolizavam o tricampeonato estadual. O clube também passou a utilizar em alguns períodos o escudo, ao invés da sigla, no peito esquerdo. Mas, atualmente, voltou a utilizar as letras. Outras estrelas também foram costuradas no manto rubro negro, em homenagem a mais um tricampeonato estadual (agora são 4) e uma outra que representa o título do Mundial de Clubes.

Uma das marcas da camiseta do Flamengo é que o clube da Gávea foi o primeiro no Brasil a estampar um patrocínio em suas vestes, isso, ainda em 1984.

Como segundo uniforme, o 'Urubu' costuma utilizar a camisa branca com uma faixa no centro, com as cores preto e vermelha. Algumas tentativas de terceiro uniforme também foram adotadas: uma camisa totalmente preta , com detalhes em vermelho nas laterais e nos ombros; um modelo todo vermelho com frisos pretos nas laterais; e uma camiseta com duas metades, uma preta e outra vermelha (de forma horizontal) e o escudo do remo em dourado. Mas todos foram utilizados por pouco tempo.

Sobre o Flamengo

Escudo do Flamengo
Mascote do Flamengo
Nome:
Clube de Regatas do Flamengo
Cores:
Vermelho e Preto
Ano de Fundação:
1895
Apelidos:
Mengão, Mengo, Time da Massa, Rubro-negro carioca
Torcidas:
Torcida Jovem do Flamengo, Flamanguaça, Flanaticos
Estádio:
mando de jogo no Maracãna
Principais Títulos:
1 Libertadores da América, 5-6 Campeonatos Brasileiros e 32 Cariocas
História:
História do Flamengo
Camisas:
Modelos de Camisas do Flamengo
Ídolos:
Zico, Júnior, Romário, Sávio, Nunes, Júlio César, Raul Plassman, Carpeggiani, Bebeto, Andrade, Adílio, Leonardo, Adriano e Petkovic
Hino:
Uma vez flamengo, Sempre flamengo. Flamengo sempre, eu hei de ser. É meu maior prazer vê-lo brilhar, Seja na terra, seja no mar. Vencer, vencer, vencer! Uma vez flamengo, Flamengo até, morrer! Na regata, ele me mata, Me maltrata, me arrebata. Que emoção no coração! Consagrado no gramado; Sempre amado; O mais cotado nos fla-flus é o 'ai, Jesus!' Eu teria um desgosto profundo, Se faltasse o flamengo no mundo. Ele vibra, ele é fibra, Muita libra já pesou. Flamengo até morrer eu sou!
Site Oficial:
www.flamengo.com.br
FIFA:
FIFA-Flamengo
Saiba Mais:
www.flamengorj.com.br

Compartilhe essa Página nas Redes Sociais!

Confira os últimos artigos do Flamengo:


Nova Camisa do Flamengo – Modelo 2012

escudo do flamengo na camisa

O Flamengo lançou o seu novo uniforme para a temporada de 2012. A camisa rubro negra comemora o centenário da primeira partida de futebol do mengão. A Olimpikus, fornecedora do material esportivo do Flamengo, divulgou o uniforme oficial do time com maior torcida do Brasil hoje. Apesar do ambiente no time carioca estar pesado devido

Modelo de Camisas do Flamengo

Camisa do Flamengo

O Clube de Regatas do Flamengo, time de futebol com a maior torcida do Brasil, é conhecido popularmente por ser um time da massa rubro negra. A história do Flamengo é cheia de tradição e conta com inúmeros modelos de camisas que orgulham os torcedores. Nesse post reunimos diversas imagens de camisas do Flamengo para

História do Clube de Regatas do Flamengo

O Flamengo é o dono da maior torcida do Brasil, com cerca de 25 milhões de aficionados. A popularidade do time é enorme no Rio de Janeiro e nos estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde normalmente é o clube com maior torcida. Esta popularidade se deve a longa idade do time e