Camisas de Futebol da Série B

300x250_zanox_Oferta da Semana

O artigo "Camisas de Futebol da Série B" foi publicado por Murilo na Categoria "Tipos".

Se você tiver qualquer dúvida, dica, opinião, crítica, informação adicional deixe seu comentário na área reservada ao fim do post relacionado a "Camisas de Futebol da Série B". O site Camisas de Time tenta trazer sempre o melhor da informação para você

A série B do campeonato brasileiro de futebol de 2011 é disputada por 20 times, veja quais são esses times, as camisas de futebol utilizadas por eles e algumas curiosidades do campeonato.

Série B uma conquista ou uma decepção?

O campeonato brasileiro de futebol da série B é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e atualmente participam 20 times no mesmo estilo da série A, a principal competição nacional.  Os 20 times jogam entre si em turno e returno e ao final das 38 rodadas os quatro primeiros, que obtiveram maior número de pontos, ganham o acesso à série A enquanto que os 4 times que menos somaram pontos são rebaixados à série C.

A série B possui diferentes opiniões entre os times de futebol brasileiros. Para muitos times menores é uma grande conquista disputar esse campeonato, a torcida sente orgulho em ver seus atletas suando a camisa e dando muito valor a essa grande competição, algumas vezes até com camisetas personalizadas de futebol. Mas para os maiores clubes do brasil é uma vergonha, motivo de chacota dos adversários e algumas vezes um buraco na renda do clube.

A Série B já teve a participação de gigantes do futebol do Brasil, como o Corinthians, Grêmio, Vasco, Palmeiras, Atlético Mineiro, Botafogo e também participações de times tradicionais como o Juventus, Ceará, Guarani, Ponte Preta, Sport, Bahia, Náutico, Goiás, entre inúmeros outros.

Maiores vencedores da série B

Por ser uma competição bastante móvel na qual quase metade dos times muda a cada ano e pela dificuldade devido ao grande equilíbrio entre as equipes, os maiores vencedores da série B possuem apenas 2 conquistas, são 5 equipes:

  • Coritiba (2007 e 2010)
  • Paysandu (1991 e 2001)
  • Paraná (1992 e 2000)
  • Criciúma (1986* e 2002)
  • Inter de Limeira (1986* e 1998)
*Títulos não reconhecidos pela CBF
Corinthians dando a volta por cima

Um dos maiores clubes do Brasil, que possue uma das maiores torcidas do mundo e mais apaixonada pelo seu time, já amargurou um ano na série B. Em 2007 o time paulista não foi bem no brasileirão e depois de empatar com o grêmio na última rodada acabou sendo rebaixado. Na época muitos torcedores queimaram a camisa de futebol do timão, com vergonha da situação. Mas a grande maioria apoiou o clube e então começou um dos gritos mais famosos do futebol brasileiro: “Eu nunca vou te abandonar“.

Em 2008 o timão fez uma excelente campanha na série B e foi campeão com tranquilidade, como todos esperavam. No ano seguinte o corinthians mostrou que estava dando a volta por cima e foi campeão paulista  e também campeão da Copa do Brasil. Provando para todos que sua campanha em 2007 foi apenas um acaso.

Jogo mais emocionante: A Batalha dos Aflitos

A Batalha dos Aflitos é como ficou conhecido o jogo mais emocionante da história da série B e um dos melhores do futebol brasileiro.

Na última rodada do quadrangular final da série B de 2005 o Náutico recebeu o Grêmio em seu estádio, os Aflitos. Para subir de volta à série A o Grêmio precisava apenas de um empate e o Náutico de uma vitória. O Jogo era decisivo e muito nervoso, no primeiro tempo o Timbu já havia perdido um pênalti, mas não desanimou e foi pra cima do time gaúcho. Aos 30 minutos do segundo tempo o lance fatal, mais um pênalti para o Náutico e expulsão do jogador gremista. Os gaúchos não acreditavam na situação e partiram pra cima do juiz, o jogou ficou parado bastante tempo e teve outros jogares do tricolor expulsos.

Então faltando 10 minutos para terminar o jogo, o Náutico tinha um pênalti a seu favor e 4 jogadores a mais. Foi aí que a batalha dos aflitos começou a se tornar inacreditável. Gallato, goleiro gremista, defendeu o pênalti e após 10 minutos de muito pressão do Timbu, o Grêmio matou o jogo em um contra-ataque. Anderson fez o gol aos 61 min, selando a volta do Grêmio a divisão principal do futebol brasileiro e deixando o Náutico mais um ano na série B.

O Grêmio e muitos outros times usam esse jogo de exemplo para uma motivação dos atletas antes de alguns jogos importantes pois a superação gaúcha nesse episódio foi de arrepiar.

Times que mais vezes participaram da série B
  1. Ceará (24 participações)
  2. CRB (23 participações)
  3. América-RN e Remo (21 participações)
  4. Londrina (20 participações)
  5. América-MG (19 participações)
Campeões da série A que já participaram da série B
  • Sport (10 vezes)
  • Coritiba (10 vezes)
  • Guarani (9 vezes)
  • Bahia (8 vezes)
  • Atlético Paranaense (4 vezes)
  • Grêmio (2 vezes)
  • Corinthians (1 vez)
  • Palmeiras (1 vez)
  • Atlético Mineiro (1 vez)
  • Botafogo (1 vez)
  • Vasco (1 vez)

obs: em  1982 o Palmeiras, Corinthians e Atlético-PR  disputaram a Taça de Prata (equivalente a série B daquele ano) e o Fluminense jogaria a série B após ser campeão da série C em 1999 mas devido ao caso Sandro Hiroshi não teve campeonato brasileiro e sim a Copa João Havelange.

20 times participantes em 2011:

Em 2011 a série B é composta pelos 4 times que conquistaram a série C em 2010 (Salgueiro, Boa(antigo Ituiutaba), Criciúma e ABC), pelos 4 times que caíram da série A em 2010 (Grêmio Barueri, Goiás, Guarani e Vitória) e pelos 12 times que permaneceram na mesma divisão (Americana, ASA, Bragantino, Duque de Caxias, Icasa, Náutico, Paraná, Ponte Preta, Portuguesa, São Caetano, Sport e Vila Nova)

Agora confira as imagens das camisas de futebol de todos os times da série B de 2011:

 

Vote no artigo "Camisas de Futebol da Série B":
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,75 de 5 com 4 votos)
Loading...

Compartilhe com Seus Amigos!

5 comentários em Camisas de Futebol da Série B

  1. Meu time nunca caiu pra série B!!!!!
    Isso aí é coisa pra time pequeno como o corinthians e o palmeiras hahahahahahha

  2. Anônimo disse:

    A do Icasa é uma camisa de futebol ou um abadá?

  3. Thiago Liborio de Paula disse:

    Quero comprar camisas antigas de jogo do goias, quem tiver interesse favor emntrar em contato( Pago bem )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *