Camisa do Bahia

O Esporte Clube Bahia, tricolor do estado, ostenta em suas cores azul, vermelho e branco, as glórias de diversos títulos regionais e duas conquistas nacionais (a Taça Brasil de 1959 e o Campeonato Brasileiro de 1988). É assim que a “turma tricolor” se tornou uma das torcidas mais apaixonantes do país.

Fundado em 1931, o Bahia começou suas atividades esportivas com as cores atuais. No entanto, as primeiras partidas não continham o escudo do time. O primeiro uniforme, no qual é visto esta marca, consta de 1936. O símbolo já era semelhante ao atual com a bandeira do estado na parte interior. As cores do time também são uma alusão às tonalidades da bandeira estadual.

A descrição no estatuto do clube descreve o símbolo com "a forma de um círculo, com margens a azul e branca, uma borda externa na cor azul, na qual consta o nome do Clube e o ano de fundação, e no centro a bandeira do Esporte Clube Bahia, podendo acima do escudo ser colocadas estrelas ou outros símbolos que representem títulos conquistados”.

No ano de 1959, o time soteropolitano venceu o Santos de Pelé na final da Taça Brasil, o que fez do time da Fonte Nova, o primeiro clube brasileiro a disputar a Taça Libertadores da América. Era um período áureo do Bahia que, de 1958 a 1962, conquistaria ainda o penta campeonato estadual. As mangas e golas do uniforme receberam listras em vermelho e azul na camisa branca.

Camisas Oficiais do Bahia (Originais)

Em 1964, um uniforme diferente foi utilizado pela agremiação. Para disputar um torneio em Nova York, os soteropolitanos criaram uma camisa vermelha, com a gola e manga azuis. Mas ele foi utilizado somente nessa modalidade.

No ano de 1987 e 1988, período em que o clube se consagraria campeão brasileiro, a camisa tricolor era a mais utilizada. Com as listras na vertical em vermelho e azul, e com frisos brancos, semelhante a demais tricolores do Brasil, o time se consolidaria como um importante personagem do cenário esportivo.

As cores do time nunca mudaram e as variações foram poucas. Em 2012, a camisa branca teve a adoção de uma faixa azul e vermelho no peito, pouco abaixo do escudo. Mas essas características continuam a compor as principais camisas, sempre a branca e a tricolor como símbolos do “esquadrão”.

Sobre o Bahia

Escudo do Bahia
Mascote do Bahia

Compartilhe essa Página nas Redes Sociais!

Confira os últimos artigos do Bahia:


História do Esporte Clube Bahia

Escudo do Esporte Clube Bahia

Confira nesse artigo a história do Esporte Clube Bahia, um dos times mais tradicionais do Brasil. O Bahia é conhecido no futebol brasileiro por sua fanática torcida, que comparece em peso ao estádio para acompanhar os jogos de futebol do time, seja partidas internacionais ou partidas nas menores divisões. O Esporte Clube Bahia é um