Camisa do Palmeiras

O alviverde imponente.

É com as cores verde e branco que uma das maiores torcidas do Brasil convive com quase um século de glórias. Essa é a camisa do Palmeiras, símbolo de vitórias e de tradição, com traços que relembram o início do clube na década de 1910.

Antes do nome atual, o time da zona oeste da capital paulista tinha uma denominação que simbolizava a origem de seus fundadores: Palestra Itália. Os imigrantes italianos fundaram o clube em 1914, quando as cores e o símbolo também eram as mesmas do país europeu: verde, vermelho e branco.

Um dos primeiros mantos da agremiação foi utilizado na estréia do Campeonato Paulista, em 1916, quando o Palestra usava uma camisa com a cor verde preponderante e uma grande faixa branca horizontal no meio. O escudo em vermelho tinha uma cruz branca (representava a Cruz de Savoia, da Casa Real Italiana) e ficava no lado esquerdo do peito.

Mas um ano depois, este símbolo deu lugar as letras “P” e “I” dentro do triângulo que era o escudo. Entretanto, já em 1918, o símbolo passou a ser um circulo, mais semelhantes com o atual, que mantinha a sigla de Palestra Itália.

Este modelo permaneceu até que mudanças foram impostas ao time. Em 1942, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, decretou que não era permitido às instituições utilizarem o nome “Itália”, por conta da Segunda Guerra Mundial (o país italiano fazia parte do eixo que era opositor à aliança do grupo dos Estados Unidos, apoiado pelo Brasil).

Camisas Oficiais do Palmeiras (Originais)

Inicialmente, a alteração foi para Palestra de São Paulo e, pouco depois, Sociedade Esportiva Palmeiras. Desde então, o vermelho abandonou a camisa do clube e o uniforme passou a ser todo verde, enquanto o escudo era branco, com a letra “P” desenhada por dentro. Também havia detalhes em branco na gola e na manga.

O escudo dos dias atuais foi adotado em 1959, enquanto os uniformes do clube passaram a ter sempre as mesmas cores com variações em sua utilização. Na década de 1990, a camisa passou a ter listras verticais brancas enquanto o verde mais claro predominava. Essa camisa do Palmeiras é lembrada por ter sido um dos períodos mais vencedores do “alviverde imponente”.

No final da década de 1990 e início dos anos 2000, o Palmeiras inovou nas camisetas. Foi um dos primeiros paulista a criar um terceiro manto para o clube, mas algumas cores não duraram muito tempo. Um deles foi o uniforme com várias tonalidades de verde na camisa. Em 2006, um uniforme prateado foi utilizado como comemorativo.

Ainda houve a utilização da cor verde limão, em 2007, sendo um dos terceiros uniformes mais utilizados pelos palmeirenses. E em 2009, um uniforme azul, com o símbolo da cruz de Savoia, homenageou os primeiros anos do então Palestra Itália.

No ano de 2011, o destaque foi o segundo uniforme, quando o time do Parque Antártica passou a utilizar a cor branca predominante com uma faixa na altura do peito metade verde, metade vermelho, e o escudo no centro.

Em 2012, a camisa do clube relembra os primeiros anos com a denominação de Palmeiras, com o símbolo apenas com a letra “P” em branco e a camiseta toda verde.

Sobre o Palmeiras

Escudo do Palmeiras
Mascote do Palmeiras
Nome:
Sociedade Esportiva Palmeiras
Cores:
Verde e Branco
Ano de Fundação:
1914
Apelidos:
Verdão, Alviverde, Porco, Palestra
Torcidas:
Mancha Verde, Savóia
Estádio:
Palestra Itália
Principais Títulos:
1 Libertadores da América, 8 Campeonatos Brasileiros e 22 Paulistas
História:
História do Palmeiras
Camisas:
Modelos de Camisas do Palmeiras
Ídolos:
Leão, Marcos, Velloso, Sérgio, Roque Júnior, Djalma Dias, Arce, Cafu, Roberto Carlos, Ademir da Guia, Alex, César Sampaio, Djalminha, Euller, Oséas, Paulo Nunes, Rivaldo, Valdívia e Felipão.
Hino:
Quando surge o alviverde imponente No gramado em que a luta o aguarda, Sabe bem o que vem pela frente. Que a dureza do prélio não tarda!E o Palmeiras no ardor da partida, Transformando a lealdade em padrão. Sabe sempre levar de vencida E mostrar que, de fato, é campeão!Defesa que ninguém passa. Linha atacante de raça. Torcida que canta e vibra!!!Defesa que ninguém passa. Linha atacante de raça. Torcida que canta e vibra Por nosso alviverde inteiro, Que sabe ser brasileiro, Ostentando a sua fibra!
Site Oficial:
www.palmeiras.com.br
FIFA:
FIFA-Palmeiras
Saiba Mais:
www.verdao.net

Compartilhe essa Página nas Redes Sociais!

Confira os últimos artigos do Palmeiras:


Nova Camisa do Palmeiras 2012 para o Campeonato Brasileiro

Camisa do Palmeiras 2012

O Palmeiras lançou sua nova camisa de futebol para o Campeonato Brasileiro de 2012. O novo uniforme troca o retrô pelo modelo inovador. Camisa do Palmeiras 2012 A marca esportiva do verdão, Adidas, mostrou qual será o uniforme alviverde utilizado pelo time paulista no Brasileirão de 2012. A camiseta mostrou uma certa inovação futurística, mudando

Nova Camisa do Palmeiras

Nova camisa do Palmeiras.

O Palmeiras apresentou sua nova camisa de time de futebol de 2011. Os novos modelos da Adidas são especiais, o uniforme principal do verdão é da cor tradicional mas com o símbolo em homenagem a Copa Rei de 1951, o mundial de clubes daquela época. Ao invés do escudo atual do Palmeiras, está o escudo

Modelo de Camisas do Palmeiras

Camisa verde do Palmeiras.

A Sociedade Esportiva Palmeiras, conhecido popularmente por Verdão, é um dos maiores times de futebol do Brasil. A história do Palmeiras é recheada de títulos importantes, fazendo com que sua camisa se torne tradição no futebol. Nessa página você irá encontrar diversas camisas do Palmeiras, desde os modelos mais tradicionais com o verde escuro até

História da Sociedade Esportiva Palmeiras

Fundado em 26 de agosto de 1914, o Palmeiras é uma das maiores equipes do futebol brasileiro. A equipe representa a colônia italiana do estado de São Paulo. Tanto que a equipe nasceu com o nome de Palestra Itália e apenas em 1942 a equipe trocou de nome. A mudança teve de ser feita por