Camisa do Fluminense

Vence o Fluminense com as três cores de sua história.

“A paz, a esperança e o vigor / unido e forte pelo esporte / eu sou é tricolor”. Essas são as marcas representadas pelo branco, verde e vermelho da camisa do Fluminense, ressaltadas no hino mais popular do clube. Foi com elas que o tricolor do Rio de Janeiro viveu seus mais de 100 anos de glórias.

O time das laranjeiras só teve um uniforme com tonalidades diferentes das atuais. Em 1902, foram aprovados o primeiro brasão: as cores eram branca e cinza claro e no escudo as letras FFC inscritas em vermelho dentro do símbolo. Nesse período, a camiseta do Fluminense era inspirada em uniformes ingleses, com traje esporte fino. Os shorts eram brancos e a camisa metade cinza, metade branca, com o escudo no lado esquerdo do peito.

O primeiro uniforme com três cores foi aprovado em 1905. Por conta da dificuldade em conseguir os tecidos da cor cinza, foi proposto em assembléia as tonalidades encarnado, branco e verde. Era um modelo com mangas cumpridas e listras verticais. Assim começava a nascer a identidade do Flu.

Um dos mais diferenciados mantos do tricolor foi adotado em 1907. A camisa toda branca com uma faixa na diagonal em vermelho e verde (modelo relembrado nos últimos anos). Ela perdurou até 1910, quando apenas o brasão aparecia em um uniforme inteiramente esbranquiçado.

Entretanto, no ano de 1911, acontece o retorno da camiseta colorida. Porém, desta vez, com a gola branca. Diversas variações foram feitas até 1933, quando o Fluminense começou a se aproximar dos uniformes atuais, com listras tricolores na vertical e a gola pela primeira vez em "V".

No ano de 1935, surge aquela que seria uma das mais tradicionais camisas do Fluminense. 11 faixas em vermelho e verde separadas por pequenas listras brancas, colocadas de ombro a ombro. O escudo no peito esquerdo e a manga e a gola branca. Essa composição permaneceria durante quase 40 anos, mas voltaria ao clube em diversas oportunidades.

Camisas Oficiais do Fluminense (Originais)

O tricolor do Rio de Janeiro pode ser o clube brasileiro com maior número de variações em sua roupa. No site do clube, são quase 70 tipos de camisas mostrados ao longo do tempo. Mas, em geral, as tonalidades sempre foram as mesmas, apenas a disposição foi trocada.

Dentre os uniformes que inovaram, pode se destacar a camisa laranja, criada em 2000 e escolhida depois de uma votação na internet. Mas ela foi utilizada apenas uma vez, no jogo comemorativo do centenário do Fluminense. Embora tenha sido criada apenas para um dia especial, esta camisa foi importante, pois marcou uma nova característica do clube das laranjeiras: o terceiro uniforme.

De lá para cá, além do tradicional tricolor e da segunda camisa branca com detalhes em verde e vermelho, outros modelos marcaram como novas opções para o time. É o caso da camisa toda grená, com recortes brancos, utilizadas em 2003 e em 2004. Já em 2009, a camiseta grená com uma grande faixa verde no centro da roupa foi a alteração e é usada até os dias de hoje.

Sobre o Fluminense

Escudo do Fluminense
Mascote do Fluminense

Compartilhe essa Página nas Redes Sociais!

Confira os últimos artigos do Fluminense:


Nova camisa do Fluminense

detalhes da nova camisa grená do fluminense

O Fluminense lançou sua nova terceira camisa de futebol de 2011. O novo modelo é grená com detalhes em dourado e ficou muito bom. No dia 4 de agosto o Fluminense estreiou sua nova camisa diante do internacional no Engenhão. Essa terceira camisa do tricolor das laranjeiras ficou muito bonita e diferente. O Marketing do

Modelo de Camisas do Fluminense

Camisa antiga do Fluminense.

O Fluminense Football Club, um dos times mais tradicionais do Rio de Janeiro, tem uma história de jogadores guerreiros que lutam até o final do jogo. E falando na história do fluminense nós reunimos vários modelos de camisas utilizadas pelos jogadores tricolores nas partidas mais importantes. Aqui você poderá conferir cada tipo diferente de camisa

História do Fluminense Futebol Clube

O Fluminense é o único dos grandes times de futebol do Rio de Janeiro que não nasceucomo equipe de remo. Justamente por isso não tem a palavra regatas no nome. O Tricolor (principal apelido do time) foi fundado em 21 de julho de 1902. Na época a equipe era considerada como time de elite no