Camisa do Flamengo

O manto rubro negro

A camisa rubro negra vestida por inúmeros craques do Flamengo não foi o primeiro uniforme do clube. Com mais de 100 anos de glórias, o mengo teve algumas composições diferentes em suas camisas e que se tornaram símbolo de uma das maiores torcidas do Brasil.

Fundado em 1895, o Clube de Regatas Flamengo tinha suas principais atividades no remo. O primeiro uniforme utilizado pelos atletas dessa modalidade continha as cores azul e ouro. No entanto, foi uma composição que durou pouco tempo. Por conta da dificuldade em conseguir tecidos com essas tonalidades, a agremiação passou a ter o uniforme rubro negro.

No futebol, esporte que faria surgir uma nação de fanáticos torcedores, mas ainda sem tanta dimensão, o time nascia com outras cores, por conta da resistência dos participantes do remo. Sendo assim, a primeira camiseta do Flamengo nos gramados foi apelidada de “papagaio de vintém”, composta por grandes quadrados, sendo que dois eram vermelhos e dois eram pretos. O modelo era semelhante à pipas com que as crianças brincavam na época. Em 1995, o time relançou a camisa em comemoração ao aniversário de 100 anos de história.

Em 1913, um novo uniforme foi desenhado. Desta vez mais rubro negro, com listras em preto e vermelho separadas por pequenos frisos brancos. Esta foi denominada como a camisa “cobra coral” e foi usada até 1916. Devido ao acontecimento da 1ª Guerra Mundial, o clube mudou novamente de roupa, pois o formato do utilizado neste período era semelhante as cores da Alemanha (país presente no conflito e que representava o lado oposto aos interesses brasileiros).

Camisas Oficiais do Flamengo (Originais)

Eis que surge o uniforme mais tradicional do Flamengo. As cores preto e vermelho, desta vez, foram dispostas em listras horizontais. No peito esquerdo, as letras CRF – sigla que denomina o nome completo do time. E foi essa a camisa utilizada até 1984 com poucas alterações.

Dentre as mudanças, houve o acréscimo de três estrelas que simbolizavam o tricampeonato estadual. O clube também passou a utilizar em alguns períodos o escudo, ao invés da sigla, no peito esquerdo. Mas, atualmente, voltou a utilizar as letras. Outras estrelas também foram costuradas no manto rubro negro, em homenagem a mais um tricampeonato estadual (agora são 4) e uma outra que representa o título do Mundial de Clubes.

Uma das marcas da camiseta do Flamengo é que o clube da Gávea foi o primeiro no Brasil a estampar um patrocínio em suas vestes, isso, ainda em 1984.

Como segundo uniforme, o 'Urubu' costuma utilizar a camisa branca com uma faixa no centro, com as cores preto e vermelha. Algumas tentativas de terceiro uniforme também foram adotadas: uma camisa totalmente preta , com detalhes em vermelho nas laterais e nos ombros; um modelo todo vermelho com frisos pretos nas laterais; e uma camiseta com duas metades, uma preta e outra vermelha (de forma horizontal) e o escudo do remo em dourado. Mas todos foram utilizados por pouco tempo.

Sobre o Flamengo

Escudo do Flamengo
Mascote do Flamengo
Nome:
Clube de Regatas do Flamengo
Cores:
Vermelho e Preto
Ano de Fundação:
1895
Apelidos:
Mengão, Mengo, Time da Massa, Rubro-negro carioca
Torcidas:
Torcida Jovem do Flamengo, Flamanguaça, Flanaticos
Estádio:
mando de jogo no Maracãna
Principais Títulos:
1 Libertadores da América, 5-6 Campeonatos Brasileiros e 32 Cariocas
História:
História do Flamengo
Camisas:
Modelos de Camisas do Flamengo
Ídolos:
Zico, Júnior, Romário, Sávio, Nunes, Júlio César, Raul Plassman, Carpeggiani, Bebeto, Andrade, Adílio, Leonardo, Adriano e Petkovic
Hino:
Uma vez flamengo, Sempre flamengo. Flamengo sempre, eu hei de ser. É meu maior prazer vê-lo brilhar, Seja na terra, seja no mar. Vencer, vencer, vencer! Uma vez flamengo, Flamengo até, morrer!Na regata, ele me mata, Me maltrata, me arrebata. Que emoção no coração! Consagrado no gramado; Sempre amado; O mais cotado nos fla-flus é o 'ai, Jesus!' Eu teria um desgosto profundo, Se faltasse o flamengo no mundo. Ele vibra, ele é fibra, Muita libra já pesou. Flamengo até morrer eu sou!
Site Oficial:
www.flamengo.com.br
FIFA:
FIFA-Flamengo
Saiba Mais:
www.flamengorj.com.br

Compartilhe essa Página nas Redes Sociais!

Confira os últimos artigos do Flamengo:


Nova Camisa do Flamengo – Modelo 2012

escudo do flamengo na camisa

O Flamengo lançou o seu novo uniforme para a temporada de 2012. A camisa rubro negra comemora o centenário da primeira partida de futebol do mengão. A Olimpikus, fornecedora do material esportivo do Flamengo, divulgou o uniforme oficial do time com maior torcida do Brasil hoje. Apesar do ambiente no time carioca estar pesado devido

Modelo de Camisas do Flamengo

Camisa do Flamengo

O Clube de Regatas do Flamengo, time de futebol com a maior torcida do Brasil, é conhecido popularmente por ser um time da massa rubro negra. A história do Flamengo é cheia de tradição e conta com inúmeros modelos de camisas que orgulham os torcedores. Nesse post reunimos diversas imagens de camisas do Flamengo para

História do Clube de Regatas do Flamengo

O Flamengo é o dono da maior torcida do Brasil, com cerca de 25 milhões de aficionados. A popularidade do time é enorme no Rio de Janeiro e nos estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde normalmente é o clube com maior torcida. Esta popularidade se deve a longa idade do time e