Camisa do Cruzeiro

Nos gramados de Minas Gerais / temos páginas heróicas imortais / Cruzeiro, Cruzeiro Querido / Tão combatido, jamais vencido.

As páginas descritas no hino cruzeirense foram pintadas com as cores azul e branco em mais de 90 anos de história. Porém, o início da trajetória da “raposa” traz outras tonalidades.

As primeiras partidas do Cruzeiro Esporte Clube foram inspiradas na origem de seus fundadores: a Itália. Em 1921, o clube mineiro era fundado como Societá Sportiva Palestra Itália, criada por desportistas italianos e com as cores da bandeira estrangeira.

O time da toca da raposa estreou com uma camisa verde, com mangas vermelhas e com o escudo no peito esquerdo. Na época, o símbolo era um losango, repartido ao meio (metade vermelho, metade verde), e um grande circulo no centro, em dourado. As letra SSPI, sigla da agremiação, terminava a composição do brasão.

Desde então, poucas alterações aconteceram a não ser com relação as tonalidades. Em 1928, o clube lançaria um verde mais claro com a mesma composição, uniforme que foi apelidado de “periquito”. No entanto, no início da década de 1940, aconteceram grandes mudanças. Com listras horizontais verde e vermelha e com o escudo no centro da camisa, o Palestra Itália de Belo Horizonte chegou a ser chamado de tricolor pelos torcedores.

Camisas Oficiais do Cruzeiro (Originais)

A Segunda Guerra Mundial trouxe mudanças em todo o mundo e influenciou a legislação brasileira. Um decreto estabeleceu que não era mais permitido utilizar o nome Itália em entidades, por conta da posição do país europeu no conflito. Eis que o Palestra Itália de Minas Gerais se transforma em Cruzeiro Esporte Clube.

O nome foi uma homenagem a símbolos da pátria brasileira e as cores azul e branco remetiam ao uniforme da seleção italiana.

Os primeiros uniformes da nova fase traziam uma camisa listrada em azul e branco. Mas já em 1957, a camiseta do Cruzeiro passou a ser toda azul com o escudo no peito esquerdo em branco e as golas e mangas também brancas. O brasão, inicialmente, era apenas um circulo azul com as estrelas em seu interior.

No ano de 1959, a roupa passou a ser totalmente azul, com as estrelas no peito esquerdo. Nos anos 2000, a raposa estampou pela primeira vez o escudo oficial, com a inscrição Cruzeiro Esporte Clube em seu interior. E este é o uniforme que permanece até hoje e que foi usado em títulos importantes para a nação cruzeirense. A equipe mineira também utiliza um segundo uniforme, todo branco, com detalhes em azul.

Sobre o Cruzeiro

Escudo do Cruzeiro
Mascote do Cruzeiro

Compartilhe essa Página nas Redes Sociais!

Confira os últimos artigos do Cruzeiro:


Modelos de Camisas do Cruzeiro

Camisa do Cruzeiro.

Um dos times mais populares de Minas Gerais e que possui uma das maiores torcidas do Brasil, o Cruzeiro Esporte Clube, tem vários títulos importantes em sua grande história. E durante essa história do Cruzeiro podemos ver inúmeros modelos de camisetas da Nação Azul. Nesse post reunimos algumas imagens de camisas do Cruzeiro para você

História do Cruzeiro Esporte Clube

Segundo pesquisas, o Cruzeiro é a equipe fora do eixo Rio São Paulo com maior número de torcedores, com cerca de 5 milhões de torcedores. O clube mineiro foi fundado em 2 de janeiro de 1921 com o nome de Palestra Itália, mas tal como o Palmeiras teve que mudar de nome por causa da