Camisa do Brasil

A canarinho

Penta campeã do mundo, a seleção brasileira impôs seu respeito em todo o planeta com sua camisa verde e amarela. As cores usadas desde o mundial de 1954 se tornaram a imagem do futebol técnico, criativo e que contou com a participação dos maiores craques de todos os tempos.

Porém, o início desta trajetória foi pintada com outras tonalidades. O primeiro torneio mundial, disputado no Uruguai, teve a equipe brasileira com uma camiseta branca. No peito esquerdo já constava o escudo da então representante do esporte no Brasil, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD). A gola era azul com cordas brancas, as quais eram para que os jogadores pudessem ajustar a camisa ao corpo.

Nos mundiais seguintes, as cores permaneceram, com pequenas alterações no escudo e nas golas.

As principais alteracões foram impulsionadas pela Copa de 1950, realizada em território brasileiro. O Brasil chegou a final e, perante um Maracanã lotado, perdeu a decisão para os uruguaios, de virada por 2 a 1. A derrota enterrou a camiseta branca que deixou de ser usada pela seleção.

Camisas Oficiais do Brasil (Originais)

A estreia da amarelinha aconteceu na Copa do Mundo de 1954. Com o dominio do amarelo e detalhes em verde na gola e nas mangas, o time não foi longe na competição. No entanto, em 1958, na Suiça começava o período de glórias do esporte bretão. A Seleção Brasileira venceu a copa e, quatro anos depois, repetiria a dose com o bi-campeonato no Chile. Os títulos consagraram jogadores como Pelé e Garrincha, dentre outros, e sacramentou a camisa verde e amarela como uma das mais importantes do futebol mundial.

O Brasil voltaria a ser campeão do mundo em 1970 e a camiseta teve pequenas mudanças quanto ao formato da gola. No ano de 1974, o uniforme passou a contar com três estrelas verdes, símbolo das conquistas do time nos últimos anos. Já em 1978, algumas listras verdes foram acrescentadas às mangas, mas o modelo foi usado somente neste mundial.

A década de 1980 começava e a seleção, acostumada com títulos mundiais, começava a enfrentar as derrotas nas copas do mundo. Nos torneios de 1982 e 1986 não foi diferente. Grandes times montados por Telê Santana, com Zico e companhia, perderiam as duas copas para Itália e França, respectivamente. A principal mudança quanto aos uniformes foi a alteração do nome da entidade responsável pelo futebol. A então CBD passou a ser chamada de Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. Desde 1986, o Brasil também passou a adotar o símbolo do fornecedor de material esportivo.

No ano de 1994, o time do técnico Carlos Alberto Parreira veio a campo com uma camisa renovada. Além do verde e amarelo, o destaque ficou por conta do novo símbolo da CBF que, além do tradicional brasão no peito esquerdo, foram colocados três grandes escudos em relevo em toda a camisa. Para quem acredita em sorte, foi com ela que o Brasil voltou a ser campeão do mundo, depois de 24 anos.

Em 2002, o grupo voltou a vencer a competição, sob o ataque de Ronaldo e o comando técnico de Luis Felipe Scolari, conquistando o seu quinto título. Nos anos de 2006 e 2010, o Brasil parou nas quartas de final.

Nos últimos mundiais, a Seleção Brasileira tem modificado pouco o seu uniforme. A camisa amarela passou a ter outros detalhes verdes, por vezes nas mangas ou golas, mas também com traços nos braços e no tronco. A segunda camisa do time, desde a adoção do amarelo, passou a ser a azul, com detalhes brancos. Camisa que se tornou célebre em decisões importantes, como contra a Holanda, em 1994, e contra a Inglaterra, em 2002, quando os brasileiros eliminaram os europeus e partiram com tudo para conquistar o título das copas.

Sobre o Brasil

Escudo do Brasil
Mascote do Brasil

Compartilhe essa Página nas Redes Sociais!

Confira os últimos artigos do Brasil:


Camisa do Brasil para as Olímpiadas de Londres de 2012

Uniforme da Seleção Brasileira - Olimpíadas de Londres 2012

A Canarinho em Londres A fornecedora do material esportivo da seleção brasileira, Nike, divulgou os uniformes do Brasil que serão utilizados nas Olimpíadas de Londres de 2012 Uniforme da Seleção Brasileira – Olimpíadas de Londres 2012 camisa azul da seleção brasileira – olímpiada de londres 2012 Pequena Diferença A camiseta é muito parecida com o

Nova Camisa do Brasil – Modelo 2012

nova camisa do Brasil - Modelo 2012

A Nike lançou a nova camisa da seleção brasileira. O novo uniforme será utilizado nas olimpíadas de Londres e não tem mais as tarjas no peito. Finalmente saiu o novo modelo de camisa do Brasil para substituir aquele uniforme esquisito de 2011 com as tarjas no peito. A Nike lançou no modelo de 2012 uma

História e Imagens das Camisas da Seleção Brasileira

camisa do tetra do brasil da copa do mundo de 1994

Veja em nosso artigo a história e imagens de todas as camisetas utilizadas pela seleção brasileira de futebol em copas do mundo. Camisa branca do Brasil O Brasil é o único país que conseguiu participar de todas as copas do mundo de futebol da FIFA (Federação Internacional de Futebol e Associados).  A camisa de futebol