Camisa do Atlético Paranaense

"A Camisa Rubro negra, só se veste por amor"

É assim que canta a torcida atletica o hino do furacão. O Clube Atlético Paranaense traz no vermelho e preto as cores que o fizeram um dos maiores do estado do Paraná. Campeão brasileiro em 2001, o time carrega desde seus primeiros anos traços do uniforme e símbolos atuais.

Fundado em 1924, após a união de dois times, o Internacional e o América do Paraná, o Atlético iniciou suas atividades com um manto já em vermelho e preto. Sua primeira camisa era composta de listras horizontais nessas tonalidades e, no peito esquerdo, as letras CAP estavam inscritas em branco e formam a sigla que dá nome a agremiação.

Inicialmente, essa camiseta tinha as mangas cumpridas, algo que só foi modificado em 1940, quando o número de listras também diminuiu, mas ainda muito semelhante a primeira roupa. No ano de 1943, o Atlético expermientou seu primeiro uniforme branco, com uma faixa em preto e vermelho horizontal bem no centro da camisa.

Camisas Oficiais do Atlético Paranaense (Originais)

O clube da Arena da Baixada modificou bastante suas vestes durante toda a trajetória, no entanto, jamais fugiu das cores rubro negras que caracterizam sua existência. Destes modelos, vale destacar o de 1960, quando o furacão utilizou uma camisa metade vermelha e metade preta, fazendo o mesmo com as mangas e com as golas, fazendo um contraste entre os tons.

Em 1964, foi utilizada a primeira camiseta com o escudo do clube, mas ainda um símbolo diferente do atual. Entretanto, essa camisa foi utilizada por apenas oito anos.

Na década de 1970, o Atlético Paranaense trabalhou com camisas brancas e criou até um modelo com uma faixa preta na diagonal (como acontece na camisa do Vasco da Gama).

Outras mudanças foram feitas até que, em 1989, o clube criou um dos modelos que mais prevaleceriam como o principal. Eram adotadas as listras verticais em vermelho e preto, com o símbolo no peito esquerdo. Este uniforme se tornaria o mais tradicional e é utilizado até os dias de hoje.

Como segunda camisa, o time da Arena da Baixada costuma utilizar uma camisa branca, com uma faixa em preto e vermelho vertical e o símbolo atleticano no peito. O clube também passou a adotar um terceiro uniforme, o qual utiliza uma outra tonalidade de preto, com frisos vermelhos.

Sobre o Atlético Paranaense

Escudo do Atlético Paranaense
Mascote do Atlético Paranaense

Compartilhe essa Página nas Redes Sociais!

Confira os últimos artigos do Atlético Paranaense:


História do Clube Atlético Paranaense

O Atlético Paranaense foi fundado em 26 de março de 1924. O início da história do Atlético se deu com a fusão de dois clubes da capital do Paraná: Internacional Futebol Clube (fundado em 1912) e América Futebol Clube (fundado em 1914). O principal rival do Atlético Paranaense é o Coritiba. O clássico dos dois